Viajar com os filhos pode parecer uma tarefa muito difícil, mas com um bom planejamento e algumas dicas, da para aproveitar as férias sem se preocupar demais.

Final de ano já está aí e muitas famílias já estão pensando nas férias da família, mas como conseguir aproveitar a viagem e conseguir agradar a todos? E principalmente como viajar com as crianças sem que a viagem se transforme num caos? Viajar com os filhos necessita um pouco mais de preparação, cuidado e planejamento, mas não é um bicho de sete cabeças, com essas 10 dicas da para fazer uma viagem que seja proveitosa para todos.

1.      Como escolher o destino

Essa é uma das maiores dúvidas, mas os pais tem que pensar que o poder de decisão está com eles, então o destino precisa ser escolha deles, se a vontade é ir para Portugal, vá, porque nada adianta escolher um destino que os seus filhos iriam gostar e você estar insatisfeita, afinal a viagem é em família e dá para adaptar quase todos os passeios para as crianças.


FAÇA UMA SIMULAÇÃO DE SEGURO VIAGEM

2.      Malas pequenas e práticas

Os pais normalmente já carregam mais itens numa viagem em família, já que além das malas, tem carrinho, cadeirinhas, brinquedos, uma troca de roupa de fácil acesso e ainda conseguir achar os documentos para apresentar. Pense nas combinações de cada dia, claro imprevistos acontecem e é sempre bom ter alguma roupa extra, mas nada que exceda muito. Pensar também em itens básicos, supondo que sua mala se perdeu e você precisasse fazer uma compra só com os itens essenciais, o que você pensar em comprar é o que você deve levar, pois são essas peças que você vai realmente precisar

3.      Evitar atrasos

Para os adultos é comum a necessidade de sair com pressa pois está atrasado e precisa chegar na hora, com as crianças isso não é tão fácil assim. É muito importante planejar os horários para que a viagem não vire aquela correria, chegue sempre com antecedência ao lugares, assim vocês aproveitam mais tempo com as crianças e não ficam preocupados com o tempo.

4.      Sem brigas durante a viagem

Este é um momento que todos devem relaxar e aproveitar, então brigas e stress presentes no dia a dia ficam em casa e todos devem respeitar essa regra para que a viagem não acabe sendo desperdiçada.

5.      Pensar nas refeições

Com as crianças não da para deixar de fazer uma refeição e comer qualquer coisa na rua, é preciso preparar o seu roteiro com tempos maiores  para as refeições,  procure lugares que tenham algo que seja próximo do que elas estão acostumadas a comer, é interessante que ele conheça outras culturas e tipos de comida, mas talvez eles ainda não estão preparados para essas experiências. Outra opção bem legal e que pode salvar daquela fome no meio do dia, é sempre levar uns lanchinhos rápidos: barrinhas, mix de sementes, cenouras baby, etc.

6.      Controle dos gastos

Os adultos tem o costume de comprar lembranças e alguns itens durante a viagem, as crianças vendo isto podem querem fazer o mesmo, uma opção é que estipule um limite para que ele gaste Então terá que escolher qual tem preferência levar, tendo essa conversa os pais já começam a dar uma noção de controle financeiro.

7.      Programas para a família

Quando se pensa em uma viagem em família o desejo é que todos fiquem felizes e satisfeitos com a viagem, então é preciso balancear os programas para que todos se divirtam e possam aproveitar. Não da pra parar em todo parquinho que aparecer pela frente, mas em algum momento do dia é importante que seja permitido brincar a vontade, assim como as crianças também devem ter a consciência de aceitar e respeitar quando o programa for um pouco mais adulto como museus e compras.

8.      Não há idade para viajar

Viajar com bebês podem causar medo nos pais, principalmente os de “primeira viagem”, mas começar cedo a levar as crianças para viajar tem seus benefícios, sai mais barato, bebês até dois anos na maioria das vezes não paga hospedagem nem passagem (desde que esteja no colo). A alimentação também é mais fácil já que até certa idade o leite é o principal alimento.

9.      Imprevistos podem acontecer

Por melhor planejada esteja a viagem, nem sempre tudo sai conforme o previsto, mas o importante é estar preparado e não perder o bom humor, as crianças percebem quando os pais estão passando por um momento de tensão. Se estiverem viajando com dois adultos, um pode ficar com as crianças enquanto o outro resolve a situação. Se as crianças forem maiores, sempre explique para que eles entendam o que está acontecendo.

10. Cuide da saúde

Tenha sempre endereços e telefones de locais que atendam o seu plano e em caso de viagem internacional é obrigatório fazer o seguro viagem, que irá cobrir os custos médicos caso seja necessário. Sempre leve na mala alguns itens de emergência que possam ajudar no meio da viagem sem ter que passar em algum hospital ou farmácia.

LEIA TAMBÉM:

7 Melhores lugares para viajar em 2020