A cada ano que passa, aumenta-se a demanda por meio de transporte que consigam carregar mais pessoas, já que as viagens e promoções aéreas são mais frequentes e o turismo é um dos grandes prazeres da população em geral. Além disso, esse aumento da demanda se dá por conta da globalização, o que leva a criação de novas tecnologias no setor de aviação, isso inclui aviões maiores, mais confortáveis, modernos e seguros.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então, confira a seguir, cinco dos maiores modelos de aeronaves no mundo e se impressione com o tamanho desses aviões.


Antonov AN-225

antonov

Por mais incrível que pareça esse avião foi criado na antiga União Soviética (URSS) na década de 1980. Com 84 metros de comprimento, pesando 225.000 Kg vazio e 640.000 Kg totalmente cheio de carga decolou pela primeira vez em 1988.

Foi criado com seis motores a jato para auxiliar no desenvolvimento do antigo programa espacial da URSS.Pouco utilizada, a sua única unidade foi desativada em 1994 mas em 1999 retomou as atividades como cargueiro e ainda hoje faz o transporte de produtos e cargas pelo leste europeu.

 

Boeing 747-8

boeing 747

Esse avião é a versão mais recente do clássico jumbo e conta com 76,3 metros de comprimento. Foi ao ar pela primeira vez em 2010 realizando suas operações no setor de carga. Os altos custos de operação e abastecimento da aeronave culminaram em um fracasso inesperado.

Apenas duas companhias aéreas compraram o Boeing 747-8 visando o transporte de passageiros. Nessa modalidade, tem capacidade para transportar 605 pessoas. Na versão de carga, pode chegar a transportar até 137.000 Kg de produtos, mesmo assim, é inviável financeiramente.

 

Airbus A340-600

Airbus A340

Com seus 75,36 metros de extensão, oAirbus A340-600foi projetado para suprir a saída das primeiras gerações do Boeig 747 do mercado. O quadrijato voou pela primeira vez em 2001 e, no ano seguinte, iniciou sua carreira comercial.

Podendo transportar até 440 passageiros por vez, as companhias aéreas que compraram esse modelo escolheram um número menor de assentos, 326. Curiosamente, essas aeronaves não estão mais sendo muito utilizadas no setor comercial, mas ainda continuam rodando no setor de carga.

 

Lockheed Martin C-5 Galaxy

aviao lockheed

É o maior avião militar da atualidade, com 75,31 metros de comprimento. Desenvolvida também na época da Guerra Fria, na década de 1960,pelos EUA. Por conta disso, até hoje o único operador dessa aeronave é a Força Aérea Norte Americana que desde a sua primeira fabricação já voou com mais de 130 unidades. Essa aeronave que ainda é produzida é usada como cargueiro de grande porte e foi desenvolvido para transportar tropas e material pesado para qualquer lugar do mundo.  


Airbus A380

Airbus A380

Com certeza você já deve ter ouvido falar nesse avião. Até porque sua estrutura de 72,7 metros de comprimento já pousou no Brasil e saiu em todos os jornais. Decolou pela primeira vez em 2005 e estreou no mercado de aviação comercial em 2007. Hoje em dia, está presente na frota de 13 companhias aéreas espalhadas pelo mundo. A Emirates Airlines é a que possui o maior número de aeronaves, contando com mais de 90 unidades desta aeronave e transportando milhares de pessoas por todo o mundo.

Conta com dois andares e sua capacidade máxima é de 800 pessoas. Entretanto, a configuração escolhida pelas companhias é de transportar 540 passageiros. A aeronave está entre as mais pesadas do mundo, contando com 575.00 Kg, sem incluir o peso dos passageiros e das malas transportadas.

O que achou dessas máquinas? Já conhecia alguma delas? Deixe o seu comentário abaixo e participe desse post.