Saber como tirar passaporte é um passo importante para qualquer pessoa que queira se aventurar fora do país. Com tantos destinos incríveis ao redor do mundo, é muito difícil segurar o desejo de conhecê-los, certo?

Por isso, se você já está planejando sua primeira ou décima viagem para o exterior, não deixe de conferir nosso artigo e descobrir como emitir ou renovar esse importante documento!

Como tirar o passaporte:Separe a documentação necessária

O primeiro passo de como tirar o passaporte é separar toda a documentação necessária para a emissão. Você pode checar a lista completa de documentação no site da Polícia Federal, mas, basicamente, são necessários:

  • documento de identidade (RG, Habilitação, Carteira de Trabalho ou Certidão de Casamento caso tenha mudado de nome);
  • CPF;
  • certificado de Naturalização;
  • passaporte anterior (caso esse não seja seu primeiro).

O Título de Eleitor e Comprovantes de votação, justificativa ou pagamento de multa, bem como o documento que comprove quitação com o serviço militar (se homem), não são mais obrigatórios.

Como tirar o passaporte: Preencha a solicitação pela internet

É preciso preencher um formulário eletrônico no site da Polícia Federal, mas o processo é realmente simples e rápido. São quatro telas:

  • dados pessoais;
  • documentos;
  • dados complementares (profissão, endereço e e-mail);
  • revisar dados.

As informações corretas facilitam o processo de como tirar o passaporte  tornando-o mais rápido. Ainda assim, caso tenha errado alguma coisa, basta comunicar para que seja alterado antes do atendimento no posto da Polícia Federal.

Como tirar o passaporte:Pagamento da taxa de emissão

Após ter preenchido o formulário de como tirar o passaporte e confirmado os dados, será gerado um protocolo da sua solicitação e um boleto do Guia de Recolhimento da União (GRU).

Pague a taxa respeitando a data de vencimento, atualmente ela está no valor de R$257,25 e garante uma validade de 10 anos para o documento. O sistema só liberará o acesso para agendamento pelo site 1 dia após o pagamento, quando é feita a compensação bancária.

Como tirar o passaporte:Agende a data

Efetuado o pagamento da GRU do passaporte, acesse novamente o site da PF, dessa vez na página de Agendamento (é possível agendar várias pessoas em uma única vez). Insira seu CPF, o número de protocolo e a data de nascimento.

Em seguida o sistema disponibilizará uma lista com os postos disponíveis, bem como os dias e horários livres em cada um deles.

Como tirar o passaporte:Compareça ao posto da PF

Dirija-se ao posto da PF no dia e horário agendado, levando em mãos toda a documentação original exigida, o boleto pago e o protocolo da solicitação. Esses dois últimos não são exigidos no processo de como tirar o passaporte, mas é importante levar caso ocorra qualquer divergência ou erro.

A foto e as digitais serão coletadas no momento do atendimento, exceto para crianças com menos de 3 anos. Após a triagem, você será chamado para a conferência dos dados, em seguida são coletadas suas digitais e tirar sua foto.

Como tirar o passaporte:Retire seu passaporte

O passaporte ficará pronto cerca de 6 dias depois da primeira visita ao posto da PF. Mas isso depende se você preencheu o procedimento de como tirar o passaporte de forma correta. Então esteja atento ao protocolo que você receberá com a data de entrega do documento.

É preciso voltar lá com um documento de identidade original e assinatura de recibo para fazer a retirada. Sua validade, como já indicamos, é de 10 anos.

Como você pôde ver nesse passo a passo, como tirar o passaporte é realmente fácil. Entretanto, caso ainda tenha algumas perguntas, confira a página de dúvidas frequentes no site da Polícia Federal.